Todos os dias corremos contra o tempo. Temos sempre demasiadas tarefas e prazos a cumprir. Terminamos o dia exaustos e, ainda assim, muitas vezes com a sensação de que não fomos tão produtivos quanto gostaríamos.
Curiosamente, foi um videojogo aparentemente simples que me fez parar e pensar sobre isto. Acabou por me lembrar da importância de criar uma rotina.
A primeira impressão
Tal como muitas pessoas, pensei que Stardew Valley seria uma experiência simples e relaxante. No entanto, com o tempo, percebi que o jogo é muito mais complexo do que aparenta.
Tudo começa com tarefas básicas: limpar o terreno, plantar, regar, colher e vender. No entanto, à medida que os dias passam, o jogo vai abrindo novas possibilidades: criação de animais, pesca, mineração, melhoria de ferramentas e até criar laços com os habitantes da vila.
O jogo que parecia tão simples acaba por revelar um leque de possibilidades quase infinito.
Centro Comunitário
A certa altura, somos apresentados ao antigo Centro Comunitário da vila, um espaço abandonado que precisa de ser restaurado. Para isso, temos de entregar colheitas, peixes, minérios e outros itens espalhados pelo mapa (alguns deles bastante raros).
A partir desse momento, torna-se necessário equilibrar o trabalho na quinta com a restauração do Centro Comunitário.
Não somos penalizados por não cumprir todas estas tarefas. Pelo contrário, cada jogador tem total liberdade para jogar ao seu próprio ritmo e estilo.
No entanto, quem mantém uma rotina organizada acaba por ser bem recompensado.
Guias, tutoriais… e uma palavra em comum
Se alguma vez pesquisaste sobre Stardew Valley, sabes que a Internet está cheia de guias e tutoriais:
• “Como restaurar o Centro Comunitário no primeiro ano?”
• “Como começar bem em Stardew Valley?”
• “Como ganhar mais dinheiro?”
Todos eles apresentam estratégias e dicas diferentes, mas, acabam por repetir a mesma ideia: rotina.
A importância das rotinas em Stardew Valley
Em Stardew Valley os dias passam a correr, e, sem objetivos claros, perdemos tempo a decidir o que fazer.
Ter uma rotina é saber que tarefas são realmente importante para cada dia.
Criar uma lista de tarefas pode fazer toda a diferença.
Com o tempo, o jogo recompensa-nos com ferramentas que tornam tudo mais fácil, como os regadores automáticos ou o cavalo, que poupa imenso tempo nas deslocações.
De repente, o dia rende mais e sobra tempo para explorar ou até seguir para a próxima tarefa.
Outra grande ajuda é recorrer a guias que indicam o que plantar em cada estação, onde e quando encontrar cada espécie de peixe e quais os presentes ideais para oferecer a cada morador.
Ao adicionar estas informações à lista de tarefas, o dia torna-se mais organizado, as decisões mais simples e o tempo é aproveitado de forma muito mais eficiente.
Feito é melhor que Perfeito
Em Stardew Valley, nem todos os dias correm como planeado e isso faz parte da experiência.
A sorte nem sempre ajuda, o tempo passa rápido, as plantações demoram a crescer, nem sempre encontramos o que procuramos e, por vezes, temos que deixar algumas tarefas para depois.
Manter uma rotina não significa que temos de cumprir tudo o que tínhamos planeado, mas, fazer o que é mais importante a cada dia. Um pequeno progresso já é um progresso.
Desta forma, Stardew Valley lembro-me de algo simples, mas significativo: “Feito é melhor do que perfeito.”
Produtividade também precisa de equilíbrio
Se nos focarmos apenas em otimizar a quinta e restaurar o Centro Comunitário, perdemos parte da experiência.
Os moradores da vila têm histórias, personalidades e problemas próprios. Ao criar laços com eles, desbloqueamos diálogos, eventos especiais e momentos que dão alma ao jogo.
Há também os festivais sazonais que quebram a rotina e dão vida à vila.
Além de oferecerem minijogos, recompensas e oportunidades para fortalecer relações com os moradores da vila, os festivais lembram-nos de que, por vezes, é preciso abrandar e aproveitar o momento.
Rotinas no nosso dia-a-dia
Tal como no jogo, criar uma rotina diária é essencial para organizar o nosso dia.
Além de nos ajudar a gerir o nosso tempo e esforços, ainda permitem um progresso constante.
No fim de contas, ter uma rotina não significa estarmos limitados a ela, é uma forma de simplificar a nossa vida. Se soubermos o que é mais importante para cada dia, teremos tempo e energia de sobra para aproveitar melhor a vida.





