Dredge é um jogo indie de pesca e terror cósmico, inspirado nas velhas histórias de pescadores, mitos e lendas do mar.
Inspira-se também nos contos de H.P. Lovecraft, que escrevia sobre a insignificância do ser humano perante a imensidão do oceano e o medo do desconhecido.
O jogo tem foco em exploração, gestão de recursos e mistério, num ambiente tranquilo, mas que muda drasticamente quando cai a noite.
Desenvolvedora: Black Salt Games
Editora: Team17
Plataformas: PC, PlayStation4, PlayStation5, Xbox One, Xbox Series S/X, Nintendo Switch
Género: Aventura, Simulação, Terror, Indie
Ano de Lançamento: 2023
História
O jogador assume o papel de um pescador que chega a um arquipélago remoto após um naufrágio.
No início os objetivos principais são simples: pescar e vender peixe, melhorar o barco e explorar. Contudo, à medida que a história avança, descobrimos que este arquipélago esconde vários mistérios, locais inóspitos e criaturas grotescas.
A história é contada através de diálogos com os habitantes, missões secundárias, itens e locais descobertos pelo jogador.
Jogabilidade
A jogabilidade de Dredge tem foco em pesca, gestão de recursos e exploração.
O jogo tem uma enciclopédia de espécies de peixes e as suas variantes (um tipo de pokédex), com informações sobre a região e profundidade onde habitam, horário em que podem aparecer, como devem ser pescados, etc. As espécies são registadas na enciclopédia à medida que são capturadas, incentivando o jogador a explorar mais regiões do mapa para encontrar novas espécies.
Completar a enciclopédia torna-se quase como um objetivo secundário e transforma uma atividade simples como a pesca em algo viciante. A pesca, é efetuada através de um minijogo, no qual o jogador terá de acertar o “timing”, para puxar o peixe. Uma mecânica simples, intuitiva e que não quebra o ritmo do jogo.
O jogador também poderá recuperar materiais (que usados para as melhorias do barco) junto a naufrágios e outras estruturas.
No que diz respeito a gestão de recursos, o barco tem um espaço limitado para os diferentes recursos disponíveis (motores, canas de pesca, peixes, materiais). Isso faz com que o jogador tenha de gerir os recursos para tirar o máximo proveito do espaço disponível.
No que toca a exploração, o mundo é aberto, com várias ilhas, cada uma delas com uma ambientação diferente. O jogo dá liberdade ao jogador para conhecer novas regiões, pessoas e catalogar novas espécies de peixes. Toda a exploração é recompensada. Contudo, a exploração torna-se mais difícil quando a noite cai, pois, um nevoeiro denso cobre o mar limitando a visão em redor do barco e a falta de descanso leva o protagonista a ter alucinações.
Visual
Dredge tem um visual estilizado e minimalista. As cores vivas e uma iluminação suave transmitem a sensação de calmaria durante o dia.
No entanto, à noite, os tons escuros, o nevoeiro denso e a iluminação reduzida, criam um cenário de horror e mistério.
Som e Ambientação
O que torna a experiência de Dredge mais imersiva são os efeitos sonoros e a ambientação.
Durante o dia, a ambientação calma, o som do barco a cortar as ondas, o vento a soprar e música suave, tornam a experiência relaxante.
Em contraste, à noite, a música toca com tons mais graves, ouvem-se barulhos estranhos como se alguma criatura estivesse no porão do barco, e por vezes, um silêncio sombrio toma conta da noite.
Considerações finais
Dredge destaca-se pelas mecânicas simples e viciantes, pela atmosfera imersiva e cheia de mistérios.
É um jogo que equilibra momentos de tranquilidade e tensão. É uma experiência completa para quem gosta de jogos de exploração e mistério.



